Sunday, July 1, 2012



FERROVIA DE TIMOR-LESTE, ANTE PROJECTO

Resumo da apresentação EAST-TIMOR RAIL MASTER PLAN feita aos doutorandos e mestrandos da Universidade Nacional de Timor no passado dia 24 de Maio. (www.slideshare.net/RicardoNunes20/east-timor-rail-master...)
Conceito
Uma ferrovia de um tramo que seja a coluna dorsal da República de Timor-Leste, com tracção eléctrica, para o transporte de passageiros e carga, a uma velocidade média.
Tema
“Timor Leste será um país com um rendimento “per capita” médio superior, o mais tardar até 2030… A economia será moderna e diversificada… A tradicional economia rural de Timor-Leste será profundamente alterada... Mais de metade da populacão habitará em áreas urbanas, onde floresce uma economia baseada nos serviços” (Strategic Development Plan 2010-2030)
Racional
Cabe aos governos mauberes o enorme desafio de prover condições de vida acima das necessidades básicas a uma população jovem que duplicará nos próximos 20 anos, de modo a criar uma comunidade harmoniosa e inteligente.
Para atingir este objectivo até 2030 será necessário:
  1. que a população cresça em mais um milhão de pessoas;
  2. que sejam construídas, de raiz, novas centralidades urbanas;
  3. que seja criada toda uma rede massiva de infraestruturas públicas
No que ao investimento diz respeito, permitimo-nos oferecer uma nova linha de pensamento:
DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
INDUZIDO PELA FERROVIA
Lafaek Dalan Besi
O milhão de novos timorenses, que vão nascer num tempo e num ritmo diferentes, já não serão desempregados urbanos nem viverão em sucos isolados alimentados por uma agricultura de subsistência. Em 2030, alguns serão agricultores e não camponeses, muitos mais trabalharão na indústria e serviços, e habitarão os novos suburbios, desenvolvidos em torno de centros urbanos, ligados por um eixo dorsal ferroviário.

Obras de infraestruturas que são mão-de-obra intensivas atraem populações para as áreas de desenvolvimento onde surgirão novos postos de trabalho para eles próprios e para os seus descendentes mais capacitados. 
Os montantes investidos impregnarão a economia estimulando a procura e a oferta, assim como o emprego, com o seu efeito multiplicador, e transportarão as pessoas e as ideias para um ambiente urbano mais confortável e sustentado.
TEMOS DE LANÇAR O ALICERCE DESTA VISÃO JÁ. HOJE. 
A rede contempla três percursos 
LINHA CENTRAL:         BOBONARO - LOS PALOS
CORREDOR OESTE: DILI-BETANO
CORREDOR ESTE: BAUCAU - UATOLARI
Atribui-se particular importância ao corredor leste onde o já existente aeroporto de Baucau deverá assegurar o aprovisionamento e escoamento célere de matérias e produtos de uma zona industrial livre de impostos. 
O custo estimado de US$10 mio por km, recolhido de projectos de dificuldade e complexidade semelhante (Kashmir Railway na India, Yichang-Wanzhou na China), aponta para um investimento global da ordem dos US$5bn.
  
A empresa veículo é uma sociedade com capital simbólico distribuido pelos 13 distritos, cujos direitos de voto e apropriação de resultados são proporcionais à densidade censitária dos departamentos.
O financiamento necessário provém de uma emissão de obrigações perpétuas, remíveis, com garantia da República e remuneração indexada ao tráfico das operações.

A concessão de direitos de superfície, por um ou mais séculos, ao longo da linha, subjacentes à construção dos centros urbanos e zonas económicas constitui uma forma adicional de obtenção de fundos.
Notas complementares da apresentação
A liderança de um projecto nacional desta grandeza e importância caberá naturalmente a um Alto Comissário escolhido de entre as personalidades públicas da República de Timor, com papel preponderante no estabelecimento de prioridades políticas e sociais e nas delicadas negociações internacionais requeridas.
A Ferrovia pode ser uma missão de paz das forças armadas de Timor, que para o efeito deveriam criar um BEM (Batalhão de Engenharia Maubere) dirigido por jovens oficiais saidos do Instituto Superior Técnico (IST Lisboa), via Academia Militar  (cooperação entre os dois exércitos). 
A Academia Militar é um estabelecimento de ensino superior público universitário militar que desenvolve actividades de ensino, de investigação e de apoio à comunidade, com a finalidade essencial de formar Oficiais destinados aos quadros permanentes das Armas e Serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana.
O BEM seria um dispositivo disciplinado de enquadramento da mão de obra (trabalho, estudo, lazer, saúde, alimentação, fardamento e alojamento), constituida por dezenas de milhares de trabalhadores (e quadros), durante pelo menos uma dezena de anos, e também um instrumento privilegiado de formação e caldeamento interregional - a transmitir valores, hábitos e convivências a sucessivas gerações de jovens recrutas.
A utilização maciça de mão de obra local é uma condição essencial para se obter o efeito multiplicador (keynesiano) da obra pública na economia do país.
A dorsal ferroviária é um espaço de invenção, é uma infra-estrutura estruturante que cose (com s) o território e as gentes.
O primeiro passo burocrático é diligenciar que a Agência de Planeamento Económico e de Investimento promova a inscrição do projecto no Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED), para depois se passar aos estudos preliminares de impacto macro-económico e execução técnica.

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