JANBATA KARETA AHI (JANBATA AAS EZERSITU NIAN)
Concluído em 1978 pelo 1º Batalhão Ferroviário (hoje 10º Batalhão de Engenharia de Construção), tem 509 metros de extensão e
143 metros de altura. É o segundo viaduto ferroviário mais alto do mundo e o mais alto das Américas. Faz parte da Ferrovia do Trigo
(EF491), estrada de ferro (dalan besi) que liga Roca Sales a Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. É uma das mais belas ferrovias do Brasil e
inclui inúmeras outras obras de arte de grande porte, como pontes, túneis e viadutos.
O 10º Batalhão de Engenharia de Construção, oriundo do Batalhão de Engenheiros, criado pela Corte Portuguesa através do
Decreto nº 1.536 de 23 de janeiro de 1855, é uma das mais antigas e tradicionais unidades militares do Brasil. A sua primeira sede foi a cidade de Cachoeira do Sul - RS, tendo
mudado diversas vezes ao longo de sua História, até 1 de março de 1971, quando foi transferido para a cidade de Lages - SC, onde se encontra até hoje.
O 10º Batalhão de Engenharia de Construção possui um vasto acervo de obras e realizações no Sul do País. São mais de 2.000 km de ferrovias, mais de 86 km de implantação e pavimentação de rodovias, 16 km de pontes e viadutos e quase 37 km de túneis ferroviários.
No comments:
Post a Comment